Turismo futebolístico na cidade de Barcelona: O Camp Nou Experience como atrativo turístico

Autores

  • Jonathan Oliveira James Madison University
  • Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo
  • Carlos Eduardo Silveira Universidade Federal do Paraná
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo futebolístico, FC Barcelona, Gestão, Serviços turísticos, Camp Nou Experience

Resumo

O Futbol Club Barcelona (FCB) oferece um renomado serviço de visitas guiadas em seu museu e estádio, conhecido como "Camp Nou Experience". Com isso, o clube se consolidou como um dos principais pontos turísticos de Barcelona e uma referência ao nicho do turismo futebolístico. Este estudo teve como objetivo investigar, descrever e analisar a gestão do clube na implementação e consolidação desses serviços turísticos, além de apresentar contribuições para gestores esportivos e a expansão do turismo futebolístico na indústria e na literatura acadêmica. Metodologia: adotou-se a inovadora metodologia Multipaper, pois, esta permite a formatação de projetos acadêmicos extensos (e.g., teses e dissertações) em um compilado de estudos guiados por diversos métodos. Esta pesquisa constitui-se, portanto, de cinco estudos com temáticas e escopo respectivamente interrelacionados, pautados pelo objetivo geral como fio condutor. Os métodos utilizados foram: entrevistas qualitativas semiestruturadas, documentos e relatórios, reportagens, revisão bibliográfica e bibliométrica. Resultados: O primeiro estudo buscou compreender os fundamentos teóricos da literatura existente e abordar adequadamente o objeto de estudo, fornecendo bases para futuras pesquisas. Já o segundo trabalho revisou as produções científicas sobre o FCB, coletando materiais e dados detalhados sobre os serviços turísticos oferecidos pelo clube. O terceiro estudo analisou a evolução do museu e do tour pelo estádio desde a sua inauguração, bem como a estrutura organizacional do clube para atender à crescente demanda turística O quarto estudo investigou os impactos sociais e econômicos do Camp Nou Experience na comunidade local e analisou as relações comerciais do FCB com o órgão gestor do turismo local, outros clubes e empresas. O último estudo examinou os efeitos da pandemia de COVID-19 nos serviços turísticos do FCB, especificamente o Camp Nou Experience, e ofereceu perspectivas de recuperação para o setor de turismo futebolístico. Conclusão: o Camp Nou Experience tem se caracterizado por ser um espaço de entretenimento cultural e turístico que, com o futebol como principal temática de destaque, utiliza tecnologias e memória para atrair um público diversificado e em constante crescimento. A gestão desses serviços turísticos tem implementado medidas e um plano estratégico eficiente para organizar sua estrutura, oferta, relações sociais e comerciais, adaptando-se às novas tendências e exigências do turismo futebolístico. O museu do clube tem se desenvolvido exponencialmente nos últimos anos, elevando seu status ao ponto de ser comparado a museus de outros segmentos, como arte, cultura e história. Diversas contribuições teóricas e práticas foram discutidas e apresentadas ao longo do estudo.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Oliveira, J., Ricci Uvinha, R., Eduardo Silveira, C., & Mendes Capraro, A. (2024). Turismo futebolístico na cidade de Barcelona: O Camp Nou Experience como atrativo turístico. Revista De Gestão E Negócios Do Esporte, 9(1). Recuperado de https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/160

Edição

Seção

Artigos