Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home <p><strong>A Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE) </strong><span style="font-weight: 400;">é uma publicação da </span><a href="http://www.abragesp.org.br/"><strong>Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp)</strong></a><strong>, </strong><span style="font-weight: 400;">com o apoio da</span> <a href="http://www.fia.com.br/"><strong>Fundação Instituto de Administração (FIA)</strong></a><span style="font-weight: 400;">, voltada para a produção e disseminação do conhecimento da Gestão do Esporte e os diversos temas relacionados à esta área.</span></p> <p><a href="http://revistagestaodoesporte.com.br" target="_blank" rel="noopener"><span style="font-weight: 400;">Acessar edições anteriores, cique aqui.</span></a></p> pt-BR lemazzei@unicamp.br (Leandro Mazzei) rgne@abragesp.org.br (Abragesp) Thu, 11 Jul 2024 14:36:11 -0300 OJS 3.3.0.9 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Patrocínio no ciclismo: Dificuldades e motivações para a prática da modalidade https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/143 <p>O ciclismo é uma modalidade esportiva que vem experimentando um notável crescimento na demanda e destaque, impulsionado pela motivação intrínseca ou extrínseca, ou seja, pela busca de prazer e satisfação pessoal ou por influências externas. No entanto, é importante ressaltar os desafios que os atletas enfrentam na busca por patrocínios no ciclismo. O patrocínio esportivo, por sua vez, é uma estratégia que as empresas empregam para se conectar com o público, oferecendo apoio financeiro, para construir uma imagem positiva. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar quais são as motivações e dificuldades na prática da modalidade ciclismo e sua relação com o patrocínio esportivo. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. A amostra foi composta de 11 ciclistas (10 amadores e 1 profissional) da modalidade Mountain Bike (MTB) de Minas Gerais, sendo 6 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, praticantes há pelo menos 6 meses. Após a aprovação do Comitê de Ética, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a partir de roteiro composto de duas seções: 1) Caracterização dos participantes 2) Patrocínio esportivo para prática do ciclismo. As entrevistas foram conduzidas presencialmente ou através de videoconferência, utilizando o <em>Google Meet</em>, conforme a preferência do participante. Para a análise das entrevistas foi realizada análise de conteúdo (técnica de categorização). No estudo, foram identificadas 14 categorias, distribuídas em duas famílias. A primeira família “Motivação para Prática” se relaciona aos fatores de incentivo aos atletas praticarem o ciclismo. Compõem esta família as seguintes categorias: &nbsp;“Incentivo de Próximos”, “Saúde”, "Pandemia", “Incentivo via Patrocínio”, "Conforto/Segurança" e "Apoio”. A segunda família "Dificuldades para Prática" está relacionada aos fatores que podem dificultar a prática da modalidade, bem como o papel do patrocínio em superá-las. Compõem esta família as seguintes categorias: “Performance/Dedicação”, “Visibilidade/Cobrança” “Financiamento/Patrocínio”, “Custeio próprio”, “Futebol”, “Tempo para Praticar”, “Cultura de Esporte” e "Local". Conclui-se que o ciclismo apresenta dificuldades relacionadas com a manutenção do desempenho e a permanência no esporte. O patrocínio e os apoios podem auxiliar a superar estas dificuldades, porém os atletas relatam despreparo em trabalhar com a divulgação de resultados e por vezes não veem como justa a cobrança por resultados por parte dos patrocinadores. Como sugestão para estudos futuros, indicamos a abordagem do ponto de vista dos patrocinadores desta modalidade. Esta pesquisa poderá contribuir como base teórica para desenvolvimento de outras pesquisas na área da gestão e patrocínio esportivo, ao apresentar uma matriz de categorias relacionadas ao patrocínio no ciclismo. Na prática, poderá fomentar novos formatos de contratos de patrocínio, evitando cobrança exacerbada por resultados e ainda dando suporte aos atletas na área de comunicação.</p> Yasmin Naiara da Silva, Isabella Carolina Silva Pereira, Cacilda Mendes dos Santos Amaral Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/143 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Desafios na Gestão do Esporte no Longo Prazo: O Caso do Cheerleading no Brasil https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/144 <p><strong>Objetivos:</strong> Este estudo tem como objetivo analisar como o cheerleading tem se estruturado no Brasil e explorar as perspectivas para seu desenvolvimento a longo prazo. A pesquisa se concentra em três áreas críticas: a profissionalização da gestão, a exigência de formação específica em educação física e a expansão da modalidade para a categoria escolar. <strong>Metodologia:</strong> A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete coaches experientes de cheerleading da região metropolitana de São Paulo, todos com pelo menos cinco anos de experiência na modalidade. As entrevistas focaram em temas como estratégias de crescimento sustentável, desafios na gestão de equipes e as perspectivas futuras para o cheerleading. Os dados coletados foram analisados utilizando a metodologia de análise de conteúdo com o suporte do software Atlas.ti versão 9.1.7, seguindo a estrutura de pré-análise, codificação e categorização proposta por Bardin. <strong>Resultados e Discussão:</strong> A análise das entrevistas revelou três temas principais para a gestão sustentável do cheerleading no Brasil: 1) A profissionalização da gestão do cheerleading, destacando a necessidade de uma estrutura organizacional mais robusta e a importância de práticas profissionais para atrair patrocínios e investimentos. 2) A exigência de formação específica em educação física para os coaches, apontando a necessidade de programas que combinem teoria e prática e a inclusão do cheerleading nos currículos acadêmicos. 3) A ampliação do cheerleading para a categoria escolar, enfatizando a importância de iniciar o treinamento desde a infância para criar uma base sólida de jovens atletas e promover a modalidade como parte da educação e inclusão social. <strong>Considerações Finais/Conclusão:</strong> O estudo conclui que, para que o cheerleading se desenvolva de forma robusta e sustentável no Brasil, é essencial a transição para uma gestão profissional e a criação de programas de formação específicos. A introdução do cheerleading em programas escolares e o fortalecimento da Confederação Brasileira de Cheerleading Desportivo (CBCD) são passos cruciais para consolidar a modalidade como uma atividade esportiva competitiva e amplamente reconhecida. A colaboração entre gestores, atletas, educadores e órgãos reguladores será fundamental para o crescimento contínuo e o sucesso do cheerleading no cenário esportivo brasileiro.</p> William Ferraz de Santana, Ricardo Ricci Uvinha Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/144 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Chamamento público para o esporte e lazer: análise sobre o município de Limeira https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/146 <p>Objetivo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a política de fomento ao esporte e lazer da cidade de Limeira (interior de São Paulo), a partir dos editais de chamamentos públicos e suas homologações. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa caracterizada como descritiva. Foi realizada uma análise documental dos editais de chamamento público do município de Limeira, entre os anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, analisando as principais informações desses editais. Resultados e discussão: Foram constatados 8 editais disponibilizados no site da prefeitura, os quais apresentaram 219 projetos ao todo, sendo 137 homologados e 82 não homologados. Dentre as modalidades esportivas disponibilizadas podemos destacar as modalidades individuais, coletivas, olímpicas e não olímpicas. Sobre o orçamento disponibilizado e o orçamento aprovado, a pesquisa evidenciou que em média são disponibilizados R$2.006.079,55, mas apenas R$1.417.042,73, são aprovados e utilizados de fato. Além disso, os resultados mostram que os anos de 2017, 2018 e 2019 possuem dois editais. Isso indica a necessidade de complementação das modalidades não atendidas em alguns editais, uma vez que os editais de chamamento público são referentes ao ano subsequente de sua publicação. Entretanto, algo comum entre todos os editais foi o fato de que não houve utilização de 100% dos recursos disponíveis. Além disso, os editais dispunham a premissa de que os projetos deveriam se enquadrar nas categorias: Formação Esportiva, Rendimento, Esporte e Lazer e Paradesporto. Identificou-se que a maioria (76,26%) dos projetos deveriam ser voltados à Formação Esportiva, seguidos de 14,61% de projetos voltados ao Rendimento, 9,13% ao Paradesporto e 5,94% ao Esporte e Lazer. Outro aspecto evidenciado foram as contrapartidas existentes entre a Prefeitura e as organizações responsáveis pela execução dos editais. Considerações Finais/Conclusão.: Tendo em vista as características e objetivos dos editais de chamamento público voltados ao esporte e lazer no município de Limeira, podemos inferir que este é um importante meio para o fomento e desenvolvimento do esporte na cidade, uma vez que tais editais possibilitam a disseminação da prática esportiva com a descentralização da prefeitura e incentiva, por meio de transferência de recursos, as Organizações da Sociedade Civil a atuarem junto ao esporte da cidade. Como implicações teóricas, este estudo contribui com as reflexões sobre as políticas públicas esportivas municipais. Outra contribuição é que, a partir da perspectiva dos chamamentos públicos, é possível apresentar informações que possibilitam reflexões futuras, especialmente, para investigações a respeito dos impactos dos chamamentos públicos para o contexto esportivo municipal.</p> Laís de Lima Amaral, Isaac Aparecido Caldeira R. Dos Santos, Mario Sanches Montano Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/146 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Infraestrutura e acessibilidade em eventos esportivos para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/147 <p><span style="font-weight: 400;">O estudo traz a acessibilidade como um elemento fundamental para combater barreiras limitantes e oportunizar experiências inclusivas com autonomia, conforto, segurança e respeito para que todo cidadão se sinta atendido sem restrições. Os eventos esportivos possuem um potencial socializador, onde pessoas se relacionam e criam vínculos espontaneamente. Devido a falhas no planejamento desses eventos e ausência de fiscalização, a falta de acessibilidade satisfatória faz parte da realidade nacional, em que os gestores utilizam apenas o bom senso para a promoção do evento, ou baseiam-se em guias ou modelos não formalizados ou amparados por lei. O objetivo geral é examinar a acessibilidade para pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida em eventos esportivos brasileiros. Os objetivos específicos são levantar a percepção de diferentes públicos sobre a acessibilidade em eventos esportivos no Brasil e identificar aspectos relevantes e fundamentais sobre o tema, em prol do desenvolvimento da área de acessibilidade. Como metodologia, foi feita uma revisão sobre o tema, utilizando artigos e trabalhos científicos em português, espanhol e inglês, dos últimos 4 anos, com os descritores: acessibilidade; pessoas com deficiência; eventos esportivos. A pesquisa é de natureza aplicada e exploratória, tendo sido feita por meio de um questionário e entrevistas. O público das entrevistas foi de 8 respondentes, selecionado por conveniência. O questionário, construído no </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Forms</span></em><span style="font-weight: 400;">, foi validado por meio de um júri, composto por 4 referências acadêmicas da área de Educação Física e/ou PcDs e mobilidade reduzida, e de um pré-teste. A disseminação foi feita via grupos de</span><em><span style="font-weight: 400;"> WhatsApp</span></em><span style="font-weight: 400;"> e foi utilizado o método “bola de neve” para ganhar escala e alcance geográfico, atingindo 112 respostas. Foi utilizada a análise de conteúdo para as entrevistas, com proposição de categorias feita à posteriori. Para os dados quantitativos relativos ao questionário, foi feita a análise estatística descritiva. Como principais resultados, para 80,7% dos respondentes, os eventos esportivos experienciados no Brasil não são totalmente acessíveis. Dos respondentes da categoria de PcDs, 100% disseram frequentar eventos esportivos, participando de diferentes formas, sendo praticantes esportivos (69,2%) e público torcedor (53,8%) as mais assinaladas. Como considerações finais, espera-se que gestores de eventos esportivos e engenheiros(as) e arquitetos(as) do setor de equipamentos esportivos possam se atentar às diretrizes de acessibilidade e contribuírem para uma inclusão efetiva dos PcDs e pessoas com mobilidade reduzida. E, sobre as pessoas que não possuem uma relação direta com o tema, acredita-se que possam se sentir sensibilizadas em conhecer mais sobre essa realidade, refletindo sobre a necessidade da inclusão e contribuindo em seu entorno com um comportamento atitudinal adequado. Para que a participação do público que necessita de acessibilidade seja maior em eventos considerados acessíveis, os gestores desses eventos precisam investir em divulgação com estratégia assertiva de </span><em><span style="font-weight: 400;">marketing </span></em><span style="font-weight: 400;">atrativo. Como sugestão para gestores de eventos esportivos, recomenda-se o desenvolvimento de um aplicativo eletrônico específico com o cadastro nacional de eventos esportivos e, com o fim de orientação e disseminação do conhecimento sobre o tema e o conceito de desenho universal, se faz necessária a criação de guias e modelos formalizados e amparados por lei com o apontamento do referencial de normas técnicas a serem seguidas para o cumprimento da acessibilidade em eventos esportivos.</span></p> Carolina Rios Bretas, Daniel Marangon Duffles Teixeira, Cláudia Barsand de Leucas Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/147 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 O Contexto da Gestão do Futebol em Minas Gerais: https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/148 <p>Em busca de entendimento do cenário do futebol profissional no Estado de Minas Gerais, este artigo apresenta informações levantadas em pesquisa primária, com entrevistas feitas a lideranças de 12 dentre os principais clubes de futebol mineiros em 2020. A fundamentação é de que somente com entendimento amplo do que gira em torno do futebol será possível encontrar progresso e soluções completas e viáveis. A abrangência da pesquisa contemplou a escuta a clubes de portes variados sobre estrutura, carências dos clubes, finanças, categorias de base, futebol feminino, Federação Mineira de Futebol, Tribunal de Justiça Desportiva, área jurídica, Campeonato Mineiro, clubes de referência e rivalidades. A prioridade foi de entrevistar clubes do Módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol de 2020, com complemento de clubes do Módulo II, para se analisar o primeiro nível do futebol profissional do Estado. Os resultados apresentam dificuldades financeiras dos clubes, questionamentos sobre a viabilidade de clubes e competições, a ordem de valor dentre as competências do universo do futebol, as carências em marketing, o que se espera das instituições organizadoras e quais são os anseios de clubes de Belo Horizonte, os principais do estado, que regularmente jogam na elite do futebol brasileiro, e de clubes do interior, que dificilmente figuram nas grandes competições do país. As análises separam as visões de dirigentes dos grandes clubes em alguns aspectos e ressalta-se que em outros não há distinção na análise, de modo que as opiniões foram, em determinadas ocasiões, semelhantes. Os clubes pesquisados são associações, com apenas uma exceção, em um tempo em que muito se debate alternativas de gestão. A visão sistêmica do universo em torno do futebol é reconhecida, mas as áreas mais afins ao campo de jogo são consideradas as mais importantes. As receitas dos clubes são essencialmente obtidas com o futebol e, portanto, a falta de profissionais e competências de marketing e comunicação são as mais sentidas pelos clubes. As estruturas para campo e treinamento são faltas muito sentidas pelos clubes, inclusive pela dificuldade de manutenção. Por mais que em diversos casos as críticas de imprensa ou de torcedores, inclusive em redes sociais, chamem mais a atenção do que os elogios, as avaliações à Federação Mineira de Futebol, ao Campeonato Mineiro de Futebol e ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais são positivas por parte desse público de profissionais de gestão. As perspectivas de crescimento na participação dos clubes no futebol feminino são afirmadas como uma intenção dos profissionais.</p> Atila Mascarenhas Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/148 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Fatores Motivacionais de Voluntários em Eventos Esportivos no Brasil https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/149 <p>O voluntariado em eventos esportivos é uma prática que traz benefícios tanto para os recursos humanos quanto para o funcionamento das entidades organizadoras, acrescentando valor ao evento e à vida dos participantes. A natureza do esporte atrai inúmeros voluntários, motivados por diversas razões que variam conforme as características do evento ou da organização. As motivações dos voluntários podem variar de Expressão de Valores; Patriotismo e Comunidade; Contatos Interpessoais; Orientação de Carreira; Crescimento Pessoal; Recompensas Extrínsecas; e Amor ao Esporte. Cada motivação pode ser diferente de voluntário para voluntário, mas todas podem se complementar e fundam o voluntariado. Diante da diversidade e tamanho dos eventos esportivos é necessário oferecer uma experiência positiva aos atletas/participantes, sendo que os voluntários fazem parte da organização destes eventos. Esta investigação teve como objetivo principal apresentar uma descrição sobre a motivação de voluntários em eventos esportivos no contexto brasileiro. Além de contribuir para a compreensão da organização promotora a perspectiva de que o voluntário é uma necessidade em eventos esportivos, bem como uma possível reflexão e possíveis estratégias para a captação destes recursos humanos. Como metodologia utiliza-se uma abordagem qualitativa descritiva a fim realizar uma análise de conteúdo caracterizando as motivações dos voluntários e apresentando uma reflexão aos gestores para a possibilidade de melhor aproveitar estes recursos humanos. Os resultados revelaram um questionário adaptado e validado para o contexto brasileiro, sendo a possível utilização em futuros estudos. Além disso, a motivação de voluntários em eventos esportivos no Brasil está conectada aos fatores acima mencionados, com exceção as Recompensas Extrínsecas, nossa amostra de 255 voluntários não considerou este fator como importante para ser um voluntário em eventos esportivos. Observa-se uma amostra de homens (55,3%) e mulheres (44,7%), a idade variou de 18 a 73 anos, com média de 34,85 anos. Muitos já foram voluntários em mais de um evento esportivo e participaram de megaeventos e não-megaeventos. Identificamos a influência das motivações, a percepção de valor e o comportamento futuro dos voluntários em eventos esportivos no Brasil. Os resultados revelaram algumas diferenças nas motivações a fim de proporcionar um possível desenvolvimento da gestão esportiva. As motivações dos voluntários influenciaram significativamente os valores simbólicos e utilitários, além de impactarem o comportamento futuro dos mesmos. Este estudo representa um passo relevante para explorar as motivações dos voluntários em eventos esportivos, relacionando-as com diferentes fatores, valores como o utilitário e simbólico, e o comportamento futuro. Este trabalho visa contribuir para a melhoria do voluntariado no Brasil e apresenta implicações importantes tanto no âmbito científico quanto gerencial apontando uma reflexão para os gestores de eventos esportivos.</p> Gustavo Bavaresco, Thiago Santos, Fernando Marinho Mezzadri, Maria José Carvalho Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/149 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Revisão sistemática sobre gestão do lazer https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/145 <p>Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática acerca da produção científica envolvendo a gestão do lazer. Para tanto, a pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática nas bases de dados científicas Scielo, Lilacs e Portal CAPES de periódicos. Os resultados foram divididos em 04 categorias de análise. Foram encontradas 03 incidências na base de dados Scielo, 16 incidências na Lilacs e 20 incidências no Portal CAPES de periódicos, totalizando 39 produções. Após a adoção dos critérios de inclusão e exclusão, foram considerados para a análise, 26 artigos. Os resultados relacionados à Categoria 1) Principais Características, indicaram que as publicações foram predominantemente qualitativas, realizadas de 1994 a 2021, com maior incidência nos anos de 2016 e 2018. Entre os 26 artigos analisados, 14 deles discorreram sobre a gestão do lazer de municípios, com o destaque para as ações, programas e projetos. Os periódicos científicos Motrivivência - Revista de Educação Física, Esporte e Lazer e a Licere - Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, foram os que mais publicaram sobre esta temática. Em relação à Categoria 2) Espaços, Equipamentos, Programas e Projetos, foi possível verificar que entre os 26 artigos, 06 focalizaram a discussão sobre a gestão dos espaços e equipamentos de lazer e 04 deles, em programas e projetos de lazer, municipais e estaduais. Quanto à Categoria 3) Gestão do Conhecimento e Produção Científica sobre Políticas Públicas, 06 artigos, entre os 26 analisados, versaram sobre estas temáticas. Entre eles, os artigos destacaram os grupos de pesquisa e os centros de estudos sobre política e gestão do esporte e do lazer, a cultura colaborativa em processos de gestão, as práticas envolvendo a gestão do conhecimento e informação. A Categoria 4) Reflexões Gerais sobre Gestão e Políticas Públicas englobou 10 artigos com temáticas variadas. Nesta categoria foi possível observar que a maioria dos artigos ressaltou temas ligado à gestão financeira, gastos e financiamentos. Outros conteúdos foram discutidos nos artigos, como a importância de se repensar a gestão e nos programas de modernização da gestão, as ações intersetoriais e os diferentes cenários que envolvem a gestão, incluindo a política pública participativa. Pode-se observar entre a maioria dos artigos analisados, o maior enfoque dado à gestão de programas e projetos municipais do campo do lazer, nas quais, analisa espaços e equipamentos, e se distanciam do verdadeiro sentido da Política Pública de Lazer, em reconhecer o lazer como um direito social. Neste sentido, torna-se necessária a realização de novos estudos envolvendo gestão do lazer, para assim, garantir a continuidade nos debates sobre esta temática.</p> Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Giselle Helena Tavares, Rodrigo de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos, Gustavo Pereira de Brito Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/145 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Gestão esportiva no circuito de Futsal amador na cidade de Alvorada/RS https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/150 <p>Este texto é um desdobramento da dissertação de mestrado “Gestão esportiva amadora: estudo de um circuito de futsal da cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul”.&nbsp; Seu objetivo foi compreender como desenvolve-se a gestão no circuito amador de futsal da cidade de Alvorada-RS, a partir da trajetória dos gestores de duas equipes. Circuito reconhecido como um universo de lazer, por meio da experiência de seus respectivos dirigentes, sendo eles os administradores de equipes, organizadores de eventos, gestores de ginásios, e outros agentes. Percebe-se modos de gestão realizadas pelos ‘adms’ de equipes, envolvem disponibilidade de tempo, dedicação, e são vinculadas ao hibridismo, no qual se aproxima através de um espelhamento no futebol profissional, mas com arranjos presentes no universo varzeanos.</p> Guilherme de Oliveira Gonçalves, Leonardo Silva de Lima, Denise Fick Alves, Raquel da Silveira, Mauro Myskiw Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/150 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Final de 2023 em "grande" https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/151 <div id=":r3" class="Am aiL Al editable LW-avf tS-tW tS-tY" tabindex="1" role="textbox" contenteditable="true" spellcheck="false" aria-label="Corpo da mensagem" aria-multiline="true" aria-owns=":tl" aria-controls=":tl" aria-expanded="false"><strong>Caros leitores e interessados na Gestão do Esporte,<br></strong><br>Começamos o ano de 2023 “em grande” e terminamos da mesma forma. Mais uma vez informamos que continuamos o processo de desenvolvimento da Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE) e para o nosso número 2 do volume 8, também temos a presença de autores de institucionais (dos EUA e Portugal) e autores de diferentes regiões do Brasil. Os temas dos artigos variam de marketing e patrocínio esportivo, gestão de novos esportes, políticas públicas, acessibilidade e infraestruturas, eventos, lazer e futebol. Uma diversidade de assuntos o que condiz com a multidisciplinaridade da Gestão do Esporte.<br><br>O esforço continua e a expectativa de que a RGNE seja a referência da área da Gestão do Esporte na América Latina.<br><br>Para o próximo ano, iremos abrir as candidaturas para números temáticos e especiais. Aguardem!!!<br><br>Ótima leitura a todos,<br><br><strong>Prof. Dr. Leandro Mazzei<br>Editor Chefe<br>Universidade Estadual de Campinas - Brasil</strong></div> Leandro Mazzei Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Negócios do Esporte https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/151 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300