Revisão sistemática sobre gestão do lazer

Autores

  • Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER, LEL-Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU https://orcid.org/0000-0001-7782-9915
  • Giselle Helena Tavares LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER, LEL-Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU e Universidade Federal de Uberlândia/UFU https://orcid.org/0000-0001-7369-4398
  • Rodrigo de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/IFPE https://orcid.org/0000-0003-4139-3608
  • Gustavo Pereira de Brito LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN https://orcid.org/0000-0003-3323-1334

Palavras-chave:

Gestão, Lazer, Revisão sistemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática acerca da produção científica envolvendo a gestão do lazer. Para tanto, a pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática nas bases de dados científicas Scielo, Lilacs e Portal CAPES de periódicos. Os resultados foram divididos em 04 categorias de análise. Foram encontradas 03 incidências na base de dados Scielo, 16 incidências na Lilacs e 20 incidências no Portal CAPES de periódicos, totalizando 39 produções. Após a adoção dos critérios de inclusão e exclusão, foram considerados para a análise, 26 artigos. Os resultados relacionados à Categoria 1) Principais Características, indicaram que as publicações foram predominantemente qualitativas, realizadas de 1994 a 2021, com maior incidência nos anos de 2016 e 2018. Entre os 26 artigos analisados, 14 deles discorreram sobre a gestão do lazer de municípios, com o destaque para as ações, programas e projetos. Os periódicos científicos Motrivivência - Revista de Educação Física, Esporte e Lazer e a Licere - Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, foram os que mais publicaram sobre esta temática. Em relação à Categoria 2) Espaços, Equipamentos, Programas e Projetos, foi possível verificar que entre os 26 artigos, 06 focalizaram a discussão sobre a gestão dos espaços e equipamentos de lazer e 04 deles, em programas e projetos de lazer, municipais e estaduais. Quanto à Categoria 3) Gestão do Conhecimento e Produção Científica sobre Políticas Públicas, 06 artigos, entre os 26 analisados, versaram sobre estas temáticas. Entre eles, os artigos destacaram os grupos de pesquisa e os centros de estudos sobre política e gestão do esporte e do lazer, a cultura colaborativa em processos de gestão, as práticas envolvendo a gestão do conhecimento e informação. A Categoria 4) Reflexões Gerais sobre Gestão e Políticas Públicas englobou 10 artigos com temáticas variadas. Nesta categoria foi possível observar que a maioria dos artigos ressaltou temas ligado à gestão financeira, gastos e financiamentos. Outros conteúdos foram discutidos nos artigos, como a importância de se repensar a gestão e nos programas de modernização da gestão, as ações intersetoriais e os diferentes cenários que envolvem a gestão, incluindo a política pública participativa. Pode-se observar entre a maioria dos artigos analisados, o maior enfoque dado à gestão de programas e projetos municipais do campo do lazer, nas quais, analisa espaços e equipamentos, e se distanciam do verdadeiro sentido da Política Pública de Lazer, em reconhecer o lazer como um direito social. Neste sentido, torna-se necessária a realização de novos estudos envolvendo gestão do lazer, para assim, garantir a continuidade nos debates sobre esta temática.

Biografia do Autor

Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER, LEL-Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU

Doutora em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP, desenvolvida a tese: PILAC - Programa de Intervenções Lúdicas no Âmbito Corporativo. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP, desenvolvida a dissertação: Base de dados online na disseminação do lazer de idosos. Especialista em Fisiologia do Exercício, Musculação e Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos. Graduada em Educação Física - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA). Pesquisadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU, Uberlândia/MG e do LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE/FEF-UnB, Brasília-DF. Foi professora das Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA)/ Fundação Educacional de Andradina(FEA), das Faculdades Integradas de Santa Fé do SUL (FISA)/ Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul-SP (FUNEC) e da Faculdade de Americana (FAM), na qual ministrou as disciplinas de Medidas e Avaliação, Cineantropometria, Teoria e Prática da Musculação, Ginástica de Academia, Projetos e Práticas com Ênfase no Esporte, Práticas de Lazer e Recreação, Políticas Públicas do Esporte e do Lazer e Estudos do Lazer. Realizou estágio de docência no Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro-SP, nas disciplinas Jogos e Brincadeiras e Fundamentos do Lazer. Foi professora da Pós-Graduação (FMU), no Curso de Recreação e Lazer, na qual ministrou as disciplinas de Recreação para jovens e adultos, Recreação para idosos, Lazer na terceira idade, Empresas e Espaços Corporativos e Jogos e brincadeiras contemporâneas. Foi professora da Pós-Graduação do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, no Curso de Jogos e Gamificação na Educação, na qual ministrou a disciplina Gamificação Analógica. Atualmente está associada à ANPEL - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer e à ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte. Experiência nos campos do Lazer, Gestão do lazer, Recreação, Jogos e brincadeiras, Envelhecimento e Treinamento lúdico corporativo.

Giselle Helena Tavares, LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER, LEL-Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU e Universidade Federal de Uberlândia/UFU

Professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física FAEFI-UFU (2008) e Doutorado em Ciências da Motricidade na Área de concentração Pedagogia da Motricidade Humana, da UNESP Campus Rio Claro (2013). Pós-doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, da UNESP Campus Rio Claro (2013/2014) e na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP Leste) (2021). É líder do GERE - Grupo de pesquisa sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde. Vice-líder do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências do Lazer e do GIEL- Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Tutora da Empresa Júnior Husport. Faz parte do Comitê Científico do GTT Lazer e Sociedade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Ex-Presidente da ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte (2021-2023) e atual Diretora de Relações Institucionais da Abragesp. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Interfaces do Lazer.

Rodrigo de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos, LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/IFPE

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Recife atuando no eixo temático Turismo, Hospitalidade e Lazer. Atualmente compõe o quadro de docentes do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo e atua como coordenador e professor da Especialização em Educação Ambiental e Cultural, lecionando componentes curriculares relacionados ao lazer, turismo e políticas públicas. Mestre em Políticas Públicas ? UFPE, Especialista em Lazer, Recreação e Atividade Física para Qualidade de Vida ? PUC/PR, e Bacharel em Turismo e em Psicologia. Atualmente integra o Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer (LAGEL) ? UnB; o Grupo de Pesquisa "Comunicação, Turismo e Sociedade" ? IFPE; o Observatório do Trabalho no Turismo (OTTUR) ? IFPE; e o Laboratório de Humanidades Digitais (MalungoLAB) - IFPE.

Gustavo Pereira de Brito, LAGEL-Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/UNINTER e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Graduado em em Lazer e Qualidade de Vida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2005) e Administração pela Universidade Potiguar (1998). Pesquisador do LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE/FEF-UnB - Brasília/DF e GPLES - Grupo de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade - Linha de Pesquisa - Gestão e Políticas Públicas em Esporte e Lazer/IFRN/CAL - Natal/RN. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN desde abril de 2014 e foi docente do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX de fevereiro de 2008 a abril de 2014, ministrando várias disciplinas, entre elas: Lazer e Recreação; Gestão da Qualidade em Produtos e Serviços; Marketing Pessoas; Introdução ao Marketing; entre outras. Atuou como professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus João Câmara de janeiro de 2013 a abril de 2014. Tem experiência na área de Administração como gestor na área do Lazer tendo coordenado o setor de Lazer do Pestana Natal Hotel de 2002 a 2006. Atuou como prestador de serviços, como Coordenador de Lazer e Recreação da Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade - APABB/RN, por 07 anos. Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, lazer, políticas públicas, espaços públicos, deficiência e formação. Criou e coordenou a Faculdade Aberta da Melhor Idade - FAMI-FACEX, Programa de Extensão "Lazer para a Terceira Idade", de maio de 2009 a abril de 2014. Coordenador do Curso Técnico em Cuidador de Idosos pelo UNIFACEX. Coordenador Geral da Escola Técnica do UNIFACEX. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte - Gestão 2012-2015 e da Gestão 2021-2024. Nomeado pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte para coordenar o Grupo de Trabalho para criação do Plano Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte 2022-2023.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Evaristo Guizarde Teodoro, A. P. E. G. T., Tavares, G. H., de Albuquerque Marinho Ataíde dos Santos, R. J., & Pereira de Brito, G. A. (2024). Revisão sistemática sobre gestão do lazer . Revista De Gestão E Negócios Do Esporte, 8(2). Recuperado de https://rgne.org.br/index.php/home/article/view/145

Edição

Seção

Artigos