A atuação do GEPESEFE/UEMG (Divinópolis) na produção de conhecimento sobre Gestão e Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Autores

Palavras-chave:

Gestão. Esporte. Políticas Públicas. Sociocultural. Gepesefe.

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE) foi criado em julho de 2020 vinculado aos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis, estabelecendo um marco importante na referida instituição, ao inaugurarem um grupo para discutir e investigar a Educação Física a partir da perspectiva sociocultural. De modo mais específico, o grupo tem hoje em sua configuração os professores Mauro Lúcio Maciel Júnior (departamento de Educação Física), Marina de Mattos Dantas (departamento de Psicologia), Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos (departamento de Educação Física) e Nara Heloísa Rodrigues (departamento de Educação Física), portanto, o GEPESEFE é formado por pessoas com trajetórias acadêmicas e profissionais distintas, que possuem convergências e proximidades entre si, as quais se materializam, sobretudo, no interesse por investigar as diversas formas de manifestações do movimento humano. Dentro desse contexto, cabe notar a importância dada às expressões reconhecidas nos âmbitos do esporte e do lazer, que se colocam como objetos privilegiados de estudo e que se articulam com temáticas delineadas pelas diretrizes presentes em 4 Linhas de Pesquisa: “Estudos Socioculturais em Educação Física, Esporte e Lazer”; “Gestão do Esporte e Lazer”; “Gênero, Diversidade e Esporte”; “Políticas Públicas do Esporte e do Lazer”. Sobre as possibilidades futuras do grupo, pensamos em tratar de dois temas específicos: a estruturação de suas atividades e o desenvolvimento de pesquisas, a partir de cenários possíveis, em meio àquilo que temos realizado. Sendo assim, em termos operacionais, temos a pretensão de continuar com as reuniões presenciais do GEPESEFE, uma vez que compreendemos esses encontros como oportunidades para a realização de discussões teóricas, para a aproximação entre os integrantes do grupo, bem como para o desenvolvimento de ações voltadas a refletir, avaliar e perspectivar projetos de investigação em nossas áreas de interesse, ressaltando que, além de contribuir para a produção de conhecimento científico, o GEPESEFE tem exercido, desde sua origem, um compromisso voltado ao desenvolvimento acadêmico dos seus integrantes, proporcionando oportunidades, tanto de inserção, quanto de aprofundamento no contexto da pesquisa. Sendo assim, o grupo tem buscado não se limitar apenas à produção intelectual, mas também se consolidar como um espaço de formação mais ampla dos participantes, fomentando o desenvolvimento acadêmico e a construção de habilidades críticas nos seus integrantes. Essa dinâmica de formação vai além do acúmulo de conhecimento, englobando a vivência prática e a participação efetiva em pesquisas inseridas nas diferentes áreas de interesse contempladas pelo coletivo.

Biografia do Autor

Isabella Carolina Silva Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Divinópolis

Graduada em Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - campus Divinópolis e Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marina de Mattos Dantas, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Divinópolis

Psicóloga (CRP 04/28.914). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, com período sanduíche na Argentina (Universidad de Buenos Aires). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como professora designada no Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais. É pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG), atualmente vice-líder do grupo, no qual se dedica a estudos sobre o futebol, relações de poder e produção de subjetividades. Participa da produção do Programa Óbvio Ululante na Rádio UFMG Educativa e também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Esporte (GEPSE/UFMG), sendo uma das fundadoras do grupo. É também vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE/UEMG). É professora colaboradora no Núcleo de Projetos de Apoio Psicossocial a Estudantes (NUPAPE/UEMG) e também integrante do Grupo de Trabalho Esporte, Cultura e Sociedade, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Tem interesse nas áreas relacionadas à Psicologia Social e Institucional, Psicologia da Educação, Psicologia do Trabalho e Psicologia do Esporte.

Mauro Lúcio Maciel Júnior, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Divinópolis

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis (UEMG-Divinópolis). Sub Coordenador dos Cursos de Educação Física da referida instituição. Bacharel em Educação Física (2017), Mestre (2019) e Doutor (2023) em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE), da UEMG, Divinópolis. Membro do Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer (Oricolé), da UFMG. Membro do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT), da UFMG.

Nara Heloísa Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Divinópolis

Professora efetiva do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Divinópolis-MG). Doutora em Ciências da Motricidade pela UNESP/Rio Claro-SP. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP/Rio Claro-SP Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (UFLA - MG). Atualmente é membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE) da UEMG, unidade Divinópolis e do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL), do Instituto de Biociências, UNESP/Rio Claro-SP . Atua nas áreas da Educação Física, Lazer, Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Recreação, Brincadeiras e Jogos, Envelhecimento e Representação Social e mídias.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Carolina Silva Pereira, I., Nobrega dos Santos, M. A. G., de Mattos Dantas, M., Lúcio Maciel Júnior, M., & Heloísa Rodrigues, N. (2024). A atuação do GEPESEFE/UEMG (Divinópolis) na produção de conhecimento sobre Gestão e Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Revista De Gestão E Negócios Do Esporte, 7(2). Recuperado de http://rgne.org.br/index.php/home/article/view/130

Edição

Seção

Artigos