Patrocínio no ciclismo: Dificuldades e motivações para a prática da modalidade
Palavras-chave:
Ciclista, Marketing Esportivo, Gestão do EsporteResumo
O ciclismo é uma modalidade esportiva que vem experimentando um notável crescimento na demanda e destaque, impulsionado pela motivação intrínseca ou extrínseca, ou seja, pela busca de prazer e satisfação pessoal ou por influências externas. No entanto, é importante ressaltar os desafios que os atletas enfrentam na busca por patrocínios no ciclismo. O patrocínio esportivo, por sua vez, é uma estratégia que as empresas empregam para se conectar com o público, oferecendo apoio financeiro, para construir uma imagem positiva. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar quais são as motivações e dificuldades na prática da modalidade ciclismo e sua relação com o patrocínio esportivo. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. A amostra foi composta de 11 ciclistas (10 amadores e 1 profissional) da modalidade Mountain Bike (MTB) de Minas Gerais, sendo 6 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, praticantes há pelo menos 6 meses. Após a aprovação do Comitê de Ética, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a partir de roteiro composto de duas seções: 1) Caracterização dos participantes 2) Patrocínio esportivo para prática do ciclismo. As entrevistas foram conduzidas presencialmente ou através de videoconferência, utilizando o Google Meet, conforme a preferência do participante. Para a análise das entrevistas foi realizada análise de conteúdo (técnica de categorização). No estudo, foram identificadas 14 categorias, distribuídas em duas famílias. A primeira família “Motivação para Prática” se relaciona aos fatores de incentivo aos atletas praticarem o ciclismo. Compõem esta família as seguintes categorias: “Incentivo de Próximos”, “Saúde”, "Pandemia", “Incentivo via Patrocínio”, "Conforto/Segurança" e "Apoio”. A segunda família "Dificuldades para Prática" está relacionada aos fatores que podem dificultar a prática da modalidade, bem como o papel do patrocínio em superá-las. Compõem esta família as seguintes categorias: “Performance/Dedicação”, “Visibilidade/Cobrança” “Financiamento/Patrocínio”, “Custeio próprio”, “Futebol”, “Tempo para Praticar”, “Cultura de Esporte” e "Local". Conclui-se que o ciclismo apresenta dificuldades relacionadas com a manutenção do desempenho e a permanência no esporte. O patrocínio e os apoios podem auxiliar a superar estas dificuldades, porém os atletas relatam despreparo em trabalhar com a divulgação de resultados e por vezes não veem como justa a cobrança por resultados por parte dos patrocinadores. Como sugestão para estudos futuros, indicamos a abordagem do ponto de vista dos patrocinadores desta modalidade. Esta pesquisa poderá contribuir como base teórica para desenvolvimento de outras pesquisas na área da gestão e patrocínio esportivo, ao apresentar uma matriz de categorias relacionadas ao patrocínio no ciclismo. Na prática, poderá fomentar novos formatos de contratos de patrocínio, evitando cobrança exacerbada por resultados e ainda dando suporte aos atletas na área de comunicação.