MATCH: A trajetória do núcleo de estudos sobre gestão do esporte e do entretenimento da UFU/FAGEN
Palavras-chave:
MATCH, Grupo de pesquisa, Núcleo de estudo, Gestão do esporte, Marketing esportivoResumo
O objetivo do presente relato é apresentar o MATCH – núcleo.gestão.esporte.entretenimento (doravante, MATCH), discorrendo sobre a sua história, propósitos, feitos e pretensões futuras. O MATCH é uma instância da FAGEN (Faculdade de Gestão e Negócios), que por sua vez é uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O núcleo, criado em 10 de dezembro de 2013, se propõe a ser um construtor, sistematizador e disseminador do conhecimento sobre a gestão do esporte e do entretenimento, tanto no âmbito da FAGEN quanto fora de suas fronteiras. As suas linhas teóricas de atuação, com exceção da última a ser listada, representam as competências instaladas no grupo dos docentes que fizeram parte da formação inicial do núcleo, com características fortemente embasadas em escolas oriundas da área de gestão (marketing, gestão de pessoas, finanças, gestão de projetos e sports analytics). A última linha de pesquisa foi constituída como uma tentativa de expandir os horizontes de atuação dos componentes do grupo, adequando-se a realidades que se observava no campo da prática de atuação. Na área do ensino, o MATCH já contou com representantes ministrando a disciplina Marketing Esportivo no âmbito da graduação do curso Administração da FAGEN/UFU. A dimensão pesquisa foi contemplada tendo fortemente como base a orientação de trabalhos de conclusão (38 orientações concluídas), tanto do curso de graduação em Administração quanto da Gestão da Informação, além de 2 orientações já concluídas de mestrado. Houve também a finalização de um projeto de pesquisa financiado pela Fapemig. Além das produções considerando-se a orientação de alunos, ações foram desenvolvidos pelos docentes, tanto de cunho individual, quanto coletivo, que resultaram na publicação de 8 artigos em periódicos científicos, 34 trabalhos em eventos acadêmicos, e 1 capítulo de livro. As pesquisas envolveram os mais variados tópicos teóricos, como o amor à marca, objetivos de patrocínio, dimensões de consumo do Processo de Decisão do Consumidor (PDC) etc., sendo aplicados em múltiplos objetos de estudo esportivos, como ligas e equipes de futebol, basquete, vôlei, futebol americano, automobilismo, dentre outros. Salienta-se ainda que membros dos grupos auxiliaram na organização dos eventos EGEN 2016 e do CBGE 2023. No concernente à extensão, explorou-se mais fortemente a criatividade no planejamento e execução das ações, desenvolvendo-se projetos envolvendo: (1) a criação de conteúdo utilizando-se de podcasts e blogs; (2) o processo formativo juntamente a participantes da ação por meio de discussão de conteúdos cursados conjuntamente em cursos MOOC (massive online open course), pela leitura e reflexão sobre obras relevantes na literatura da gestão do esporte, pela oferta de palestras e minicursos em eventos acadêmicos; (3) a sistematização de informação sobre práticas de consumo de jovens adultos, construindo relatórios técnicos que são apresentados à comunidade para que aqueles interessados na gestão do esporte possam se parametrizar pelos dados apresentados. Espera-se que os feitos exitosos do passado possam ser repetidos e continuados. Acredita-se que os relatórios técnicos possam ser um caminho a se investir mais fortemente. Anseia-se que a organização do núcleo possa ser oxigenada de maneira que atividades até hoje não exploradas, como o estabelecimento de parcerias com outras instituições, possam vir a se tornar realidade. De toda forma, acredita-se que o núcleo cumpre os seus propósitos de tornar a gestão do esporte uma realidade vivenciada, tanto por aqueles que fazem parte da FAGEN, tanto por aqueles que são atingidos por suas ações.